segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Afinal . . . de onde surgem as notícias?

29/10 - A morte do probre animal!



Essa é uma questão que me deixa intrigada...

O que faz com que um determinado evento, se torne notícia?

Quem decide o que pode ser ou não "Manchete do Jornal"?

Ocorrencias graves como o 11 de Setembro, acidentes aéreos, são inquestionáveis... Mas, o que dizer quando você, na melhor das intenções abre um jornal para ver as noticias do dia, ou acessa uma página de notícias para se interar dos assuntos atuais e se depara com uma "atriz conhecida" chorando desesperadamente? O Motivo? O cachorro que ela tanto amava morreu!!! Atropelado por um carro . . .

Nada contra cachorros, e muito menos contra a atriz.

Aliás, nada contra chorar pela perda de um animalzinho de estimação (sei que eles acabam se tornando muito especiais para seus donos). Entender, analisando o ponto de vista do dono do cachorro é uma coisa... mas sinceramente, ter que aceitar essa situação como uma notícia de âmbito nacional, é outra totalmente diferente!

Tantas preocupações, tantos problemas mundiais, nacionais, estatais, municipais para resolver... e a midia se preocupando em divulgar a morte de um cachorro? Ahh! Me poupem!

Não quero me arrepender! A profissão que escolhi é o Jornalismo. O Código de Ética dos Jornalistas existe para ser cumprido e não para enfeitar a estante.

Afinal, será que alguém ai lembra desse código? Principalmente do que é tratado no Artigo 6° item II?

Já que não respeitam o código, seria pedir demais que respeitem pelo menos os leitores?

Nenhum comentário: