segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Entrevista com Aécio Neves: Em minas você vai encontrar oito milhões de marcianos...

Ontem, para minha surpresa, ao “passear” pelos canais da TV me deparei com o jornalista Kennedy Alencar entrevistando - em seu programa É Notícia exibido pela Rede Tv! - nada mais nada a menos que Aécio Neves.

Isso mesmo, nosso governador concedia uma entrevista ao jornalista e dava sua ‘cara a tapa’ para responder as perguntas que nós sempre desejamos fazer.

Sobre sua candidatura à presidência da república

A principio o tema era a candidatura de Aécio à presidência da República. O governador fez um papel de modesto. Disse que seus planos consistem em viajar pelo país e discutir com a população seu projeto de “aglutinar novas forças políticas, unindo no mínimo quatro grandes bandeiras partidárias em pról de um mesmo ideal”. A “aliança” que martelou nossas cabeças aqui em Belo Horizonte durante o período eleitoral, agora vai martelar a cabeça de todos os brasileiros. O jornalista Kennedy provocou Aécio perguntando sobre a possível candidatura de Serra – o que o tornaria sua candidatura uma utopia. Ele respondeu que seu único desejo é que haja uma escolha democrática, e “aquele que apresentar o melhor projeto para o país” deve ser escolhido. Ele está realmente muito seguro de si. “Esse papo de aliança, de aglutinação, não é uma conversa meio marciana para os eleitores?”, perguntou o jornalista ao governador. Aécio logo respondeu: “Bem, se for, em Minas Gerais vocês vão encontrar mais de oito milhões de marcianos”, disse o governador sorrindo. “É, mas, as eleições lá em BH não foram assim tão fáceis pra vocês não...” retrucou Kennedy. “Ninguém conhecia Marcio Lacerda e em BH sempre houve segundo turno, com exceção da candidatura de Pimentel que já havia assumido a prefeitura. Nós estávamos preparados para isso e vencemos, mesmo que isso cause incomodo a certas pessoas”, afirmou o governador.

Sobre as críticas da oposição

Ao ser questionado sobre as críticas feitas pela oposição – como o baixo investimento nas políticas sociais e gastos exacerbados em obras e construções - Aécio foi taxativo. “Todos os nossos índices apresentaram um crescimento significativo. Isso é política social. Os investimentos destinados a construção do novo centro administrativo levará o progresso a região Norte de Belo Horizonte. As obras que já foram entregues - como a Linha Verde, por exemplo - facilitarão o deslocamento até o novo Centro, e a região Norte será mais valorizada devido à concentração da nova sede administrativa em um só lugar”, disse o governador.

Sobre a relação com a imprensa

Quando Kennedy questionou o governador sobre sua relação com a imprensa mineira, afirmando que recebia reclamações de colegas - que diziam ser censurados ao tentar publicar matérias pejorativas que levavam o nome do governador ou de seu governo - o clima ficou tenso. Aécio jogou a ‘batata quente’ na mão do próprio Kennedy. Disse que aquela afirmação era um desrespeito à imprensa mineira. Afirmou que o seu governo não recebe muitas criticas porque as coisas vão muito bem. Disse também que a supervalorização da imprensa no eixo Rio – São Paulo impede que as notícias da imprensa mineira ganhem espaço na mídia. “Isso é intriga da oposição”, garantiu o governador. O jornalista Kennedy achou melhor mudar o foco do assunto...

Sobre a vida pessoal do governador

Nessa parte da entrevista o clima "ameno" e "agradável" invadiu o estúdio. Como se fosse para se redimir das duras perguntas anteriores, o entrevistador perguntava sobre o dia a dia e o cotidiano de “Aecinho” - como é conhecido pelos amigos - sem a menor formalidade. Aécio afirmou que é um homem do seu tempo. Não é hipócrita e não pretende abrir mão de sua personalidade por causa da vida política. “Então teremos um presidente namorador?” questionou Kennedy. “Vou ser quem sempre fui”, afirmou Aécio. “Se tem uma coisa que aprendi Kennedy, é que o poder passa...” disse. E baseando-se nisso Aécio justificou que suas idas ao Rio de Janeiro continuarão, mas não impedirão que os amigos e a família continuem tendo sua presença em uma pizzaria, ou no futebol das terças e sextas, ou mesmo nas cavalgadas com a família, que segundo ele acontece em noites de lua cheia, uma vez por mês. “Quer coisa melhor que isso? O Brasil precisa resgatar essa alegria de viver, e isso eu tenho de sobra”, afirmou Aécio. No final da entrevista um ‘pingue - pongue’ com o governador revelou algumas particularidades – é claro que para respondê-las ele pensou bem antes. Veja algumas delas:

Sua atriz preferida é Patrícia Pilar

Sua música preferida é: Tocando em Frente de Renato Teixeira

Seu cantor: Milton Nascimento

Uma mulher bonita? Gabriela (sua filha) – se safou é claro...

E uma frase: “Para se chegar a um objetivo pode-se transigir na estratégia, mas jamais nos princípios”

Um comentário:

Lucas Ribeiro disse...

Entrevista Aecio Neves?
E um milagre!!!
Parabens pela postagem Rute.