terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O fim do jornal Tribuna da Imprensa?


No último dia 1° a capa do jornal Tribuna da Imprensa estampava a seguinte mensagem: " Esta tribuna interrompe momentaneamente sua circulação. Por culpa da justiça morosa, tendenciosa, descuidada, displicente, verdadeiramente injusta e ausente. Tão ditatorial quanto a Ditadura".

Segundo a matéria, o jornal fecha as portas por não possuir verba suficiente para quitar as dívidas contraídas devido à perseguição sofrida na época da Ditadura Militar. Uma indenização requisitada pelo jornal em 2006 ainda aguarda julgamento. Hélio Fernandes, atual presidente do jornal acusa a justiça de morosidade tendenciosa, e desrespeito à democracia.

No Tribuna on line é possível encontrar várias cartas em solidariedade ao jornal, assinadas por figuras importantes como Itamar Franco e Sarney além das dezenas de leitores assíduos.

O Tribuna da Imprensa foi fundado em 1949 pelo jornalista Carlos Lacerda. Hélio Fernandes assumiu a presidência da Tribuna em 1962. Entre 1968 e 1978 o jornal esteve sobre censura prévia imposta pela ditaduta. Em 1981 o jornal sofreu um atentado em sua sede, uma bomba explodiu ali.

Hoje Hélio Fernandes, com 88 anos, luta para preservar este jornal, que sempre foi exemplo de luta, transparência e coragem para "nadar contra a maré".

Um dos leitores sugeriu que e-mails sejam enviados ao Ministro Joaquim para que o caso seja julgado o quanto antes, o que possibilitará a reabertura do jornal (após a entrega da indenização).

Se você concorda com esse leitor, aí vai o email do ministro: gabiminjoaquim@stf.jus.br

Nenhum comentário: