quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Então, Fidel desistiu?!?

Um marco na história. Fidel renuncia.
Para alguns um ditador rigoroso, sem piedade.
Para outros um salvador, um líder que tinha como prioridade a saúde, educação a alimentação e a "justa" distribuição para seu povo.
Uma coisa me intriga nessa história toda. Fidel, o 'ditador' que governou por 49 anos, quepassou por diversas revoluções, se livrou de muitas ameaças, enfim, colocou sua vida em jogo para defender seus ideais socialistas, iria desistir do governo se não houvesse um bom motivo para isso?
Minha opinião pessoal, (se é que ela pode ser considerada válida), é que sua hora está realmente chegando. Fidel está lutando contra uma doença que ainda é alvo de especulações. Cancêr de cólon? Diverticulite? Crise Intestinal? Hérnia Intestinal?
Seja como for, fato é que Fidel deixou o poder uma única vez, para se tratar dessa misteriosa doença. O poder ficou nas maõs de seu irmão, Raúl Castro (que pode ser o novo presidente do país). Fidel regressou assim que se sentiu um pouco melhor. Mas agora se afasta mais uma vez, e em caráter definitivo.
O que será que o fez desistir? Será que Fidel está com seus dias contados? Fidel, que liderou Cuba por quase meio século abriria mão do poder se soubesse que um tratamento mais sério poderia curá-lo?
O próprio Fidel afirma em sua carta de renúncia: "Meu desejo sempre foi cumprir o dever até o último alento. É o que posso oferecer." . Ele ainda afirma : "Meu dever elementar não é aferrar-me a cargos, nem muito menos obstruir o passo a pessoas mais jovens, senão aportar experiências e idéias cujo modesto valor provem da época excepcional em que vivo". Creio que sua renúncia tenha um caráter "profético" no que diz respeito ao tempo de vida que ainda lhe resta.
Lendo uma matéria publicada no G1, escrita pelo correspondente Tiago Pariz , encontrei a seguinte afirmação: "Não sei se eles abrirão para a democracia. Fidel está afastado mas está vivo". A matéria foi escrita na época em que Fidel encontrava-se afastado para realizar a cirurgia intestinal. Mas eu arrisco falar de uma forma ainda mais ousada: Mesmo que Fidel venha a falecer, seu método de governar ainda prevalecerá sobre Cuba. Afinal, 49 anos não são 49 dias. A ideologia implantada por Fidel durante todo esse tempo está arraigada em cada cidadão cubano. Segundo a matéria em questão nem mesmo os próprios cubanos chegam ao um consenso sobre esse assunto. Alguns são a favor de Fidel, outros são contra. Alguns sentem alívio após sua renúncia, e outros não se manisfestam. A opção que encontram é não falar de política. Se para eles existem muitos pontos ruins no governo de Fidel, existem também pontos positivos. Se por um lado há o racionamento de comida, por outro há a preocupação com a educação para todos, com a saúde, com a moradia.
Uma da frases de Fidel tenta mostrar o seu lado 'benevolênte' - " Esta noite milhares de crianças dormirão nas ruas. Mas nenhuma delas é cubana." e fato é que Fidel também demonstra grande preocupação com as questões ambientais, como: poluição, desperdício de água, utilização irracional do petróleo, mudanças climáticas e aquecimento global. Não faço apologia ao modo de governo de Fidel. Apenas exponho os fatos que são divulgados pela própria mídia.
Lula defende Fidel, e diz que Cuba é madura o suficiente para decidir seu futuro político. Bush, e afins veêm na renúncia de Fidel uma abertura para a volta do capitalismo no país. Espanha espera que Cuba se torne um país mais democrático. Exílados cubanos nos EUA festajam a renúncia de Fidel.
E á nós? Resta assistir ao fim (ou ao começo) dessa história. Já que inevitavelmente fazemos parte dela.

Nenhum comentário: