segunda-feira, 3 de março de 2008

Para entender o conflito na América do Sul...

Os personagens...



  • Rafael Correa - Presidente do Equador.
  • Hugo Chávez - Presidente da Venezuela, aliado de Rafael.
  • Álvaro Uribe - Presidente da Colômbia, que atualmente combate as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)
  • Raúl Reyes - Número 2 das FARC, porta-voz, participava da guerrilha a mais de 30 anos.
  • Governo Americano - Oferece 5 milhões de dólares como recompensa pela captura de Raúl.

Os fatos...

  • 01/03/2008 - Morre Raúl, o número 2 das FARC. Foi morto pelo exécito Colombiano, porém, em território Equatoriano.
  • Hugo Cháves - Fica furioso com a suposta violação aérea das forças armadas no Equador, e toma medidas drásticas, tais como: expulsão da embaixada colombiana da Venezuela, fechamento da embaixada venezuelana na colombia e envio de tropas à fronteira "inimiga"revelando que a invasão pode ser caso de guerra.
  • Rafael Correa - Expulsa a embaixada colombiana de seu país, e solicita uma reunião urgente da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da CAN (Comunidade Andina de Nações) para tratar do ataque colombiano ao território equatoriano. (Ele não falou em guerra... e o ataque foi dentro do seu país).

Repercursão...

  • Governo colombiano acusa Rafael Correa, presidente do Equador, de ter "compromissos" com a FARC e diz obter provas (extraídas de alguns computadores da organização) , que segundo ele, levantam graves suspeitas, que comprovariam a veracidade dessas acusações.
  • Lula quer tomar medidas diplomáticas e ser um "mediador da paz" nesse conflito, que ao que tudo indica pode acabar mal. Tenta um contato com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner para que a Argentina e os países vizinhos o auxilie nessa árdua tarefa.
  • Fidel Castro, ex- presidente de Cuba escreve para um jornal estatal afirmando que: “Isto é conseqüência dos planos de genocídio do império ianque”, se referindo à aliança que os Estados Unidos têm com a Colômbia.

Opinião...

O que Hugo Cháves pretende ao jogar "gasolina na fogueira"? Tudo isso, essa manisfestação de ódio ao governo Colombiano, seria resultado da rixa existente entre ele e Uribe, desde que o presidente da Colombia ordenou, em 22 de novembro do ano passado, a suspensão da mediação que havia autorizado a Chávez para uma possível troca de reféns em poder das Farc por rebeldes presos? Ou seria pelo fato da aliança existente entre os EUA e a Colombia? Ou ambos?

Não sei. Fato é, que ninguém é inocente nessa história. Nem o governo colombiano, nem o equatoriano e muito menos o venezuelano. Fico satistfeita com a intenção do governo brasileiro de tentar apagar esse "fogo" que já começa a incomodar. A Guerra não é a melhor opção para a resolução de nenhum problema. E eu não entendo como um governo pode demonstrar anseio para que isso aconteça...

Para quem nunca assistiu, eu recomendo o vídeo: "Nós que aqui estamos, por vós esperamos" que retratra muito bem o que uma guerra trás. Retrata também, quais as forças que ralmente impulsionam as guerras (que não está nem um pouco relacionada a moral, ou a dignidade de um país...) e nos faz pensar se realmente vale a pena, participar desse círculo vicioso, e mais uma vez atingir o pior estado em que o homem já chegou...

Nenhum comentário: