sexta-feira, 16 de maio de 2008

O que realmente importa pra nós


Estima-se que 77 mil pessoas morreram em Minmar após ciclone que atingiu o país no começo de maio. Na China, enquanto algumas famílias choram pelos seus mortos - até o momento já somam 22.069 - outras se desesperam para encontrar as mais de 30.000 pessoas que ainda estão soterradas em consequência do terremoto de 7,8 graus que atingiu algumas cidades do país na segunda-feira.

Mas a notícia que mais se comenta no Brasil não é essa. Aqui só se fala em Ronaldo, travestis e a sua namorada. "Oh ela está grávida! " , afirmam alguns, "Será que ele volta pra ela?", questionam outros. Alguns programas tiveram a "honra" de receber o "fenômeno" para esclarecer os fatos.

Que país é esse? Faço questão de repetir os números de Minmar e China: 77 mil mortos em Minmar - 58 mil pessoas ainda estão desaparecidas. Na China, 26.069 mortos e mais de 30.000 soterrados. Será que alguém ai consegue mensurar o tamanho do sofrimento dessas pessoas?

Ah! Esqueci de comentar - as vendas dos ingressos para as Olímpiadas de Pequim continuam e não serão abaladas pelo "imprevisto".

4 comentários:

Luana Borges disse...

Bom, infelizmente, a importância na maioria das notícias é determinada por quem lê, e não por quem dá. Entao, se há esse sensacionalismo todo ensima do ronaldinho é claro que é pq o consumidor quer. A culpa é nossa. Outro ponto é das olimpiadas, que infelizmente, movimentam tanto dinheiro que soh se Jesus Cristo voltar o "evento" não acontece. É terrivel, mas é a verdade.

Rute Faria disse...

Concordo Lu. E foi pensando exatamente nisso que dei o nome de "O que realmente importa pra nós" à matéria.
Penso que enquanto não mudarmos nosso modo de pensar e agir, as coisas ao nosso redor também não mudarão.
Beijo! Obrigada por comentar.

Michele Amaral disse...

Acho sim que temos nossa culpa, sem dúvida, até por que o que move os meios de comunicação é a questão econômica, se não dermos audiÊncia, as matérias vão mudar...
Porém, também acho que os veículos podem sim melhorar as notícias, principalemente a forma que elas são dadas, mesmo sem prejudicar o interesse que possuem.
Poderiam, por exemplo, falar sim do caso Ronaldo e também dos casos realmente importantes, porém de maneiras distintas, como os casos são.

Mariah disse...

olá, li o post e aproveitei para dar uma comentada
publicam o que irá vender, o que querem ler e deixam em segundo plano as notícias mais importantes em minha e pelo visto, sua opinião também.
quase ninguém gosta de ficar vendo só tragédia, mas as pessoas precisam abrir os olhos.
o que nos resta é ver o que podemos fazer para melhorar isso.
gostei das postagens e das criticas,
atéé;