quarta-feira, 14 de maio de 2008

Digg - A revolução que tem a cara do "mass media"

Acabei de conhecer um site de relacionamentos diferente, interessante e com a cara da "comunicação do futuro" - o Digg. É um site onde os usuários (mais de um milhão) postam noticias, vídeos e o tudo aquilo que acharem interessante. Em seguida estes posts são analisados pelos próprios internautas que votam nos melhores. A medida em que vão recebendo votações, a posts mais votados vão subindo de posição e alcançando o topo do site. Resumindo, é a opinião pública que decide qual notícia é a mais "importante".
Reproduzo abaixo um texto muito interessante que explica bem o funcionamento do site e a "revolução" que ele representa. O texto narra um acontecimento recente em que a opinião pública derrotou a opinião das "elites" dentro do Digg.

Em algum momento o texto relata que "o Digg se curvou à democracia". Porém, cabe a cada um de nós analisar até que ponto a situação foi realmente um "democracia" e até onde isso pode chegar.

Leia, analise e comente.

Crônica de uma revolução: Digg se curva às massas


Daniel Bramatti

Uma revolução virtual ocorrida neste 1º de maio já tem lugar garantido na história da liberdade de expressão na internet. O Digg, site de notícias cujo combustível principal é a chamada "sabedoria das massas", se transformou em alvo da ira das massas - e teve de se render a ela - ao tentar evitar a publicação de uma informação.

Antes de mais nada, uma pequena introdução. Espécie de símbolo da chamada web participativa, o Digg é inteiramente editado por sua comunidade de usuários registrados - que reúne nada menos que 1 milhão de pessoas. Funciona assim: um leitor encontra ou escreve algo interessante e publica no site. O texto entra em uma "fila" de notícias, onde passa pelo crivo de milhares de olhos e vai galgando lugares à medida em que recebe votos. A "primeira página" do site é a ponta desse funil virtual, à qual só chegam os itens considerados mais relevantes pela comunidade. Nada mais democrático, certo?

Pois todo esse sistema foi colocado em xeque quando um usuário publicou um texto com o título "Espalhe este número. Agora." O número em questão é um código, descoberto por algum hacker, que permite a quebra do sistema de criptografia do HD-DVD, novo formato de mídia que tenta se firmar como o sucessor do DVD. O sistema antipirataria do HD-DVD impede que ele seja copiado ou tocado por computadores que usam o sistema operacional Linux. Ou melhor, impedia, até que o código começasse a circular pela internet.

Em pânico, os fabricantes procuraram impedir a disseminação dos polêmicos números. Vários sites receberam notificações sobre possíveis processos judiciais em caso de divulgação. O Digg foi um deles.


Nenhum comentário: