quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Falando um pouco sobre pré-sal

É uma camada profunda, que fica a cerca de 8.000 km abaixo do leito do mar, após a camada de sal. Foi abaixo dessa camada, numa faixa de 800 km que vai do Espírito Santo a Santa Catarina que os técnicos da Petrobrás encontraram petróleo. Muito Petróleo. Segundo uma reportagem de Consuelo Dieguez, para a revista Piauí deste mês, a descoberta pode gerar até 150 bilhões de barris. É necessário, no entanto, estudar novas tecnologias para diminuir os custos da exploração e fazer com que esta valha à pena. O mais difícil, que era chegar até o petróleo, a Petrobrás já conseguiu. Agora, é necessário pensar numa maneira mais fácil, e rápida de trazer esse petróleo para fora, sem alterar sua composição – já que as rochas-reservatório do pré-sal não são os mesmos tipos de rochas com as quais a Petrobrás está acostumada a lidar.

Mas o que mais assusta a Petrobrás não é a necessidade de criar uma tecnologia para a exploração, mas sim a crise econômica. Com a crise dos últimos anos, fica ainda mais difícil de ter uma expectativa concreta sobre o futuro das bacias do pré-sal. E não é porque a Petrobrás anda mal das pernas não. Aliás, ela tem recursos suficientes para sustentar a exploração até o ano 2015. Só que os fornecedores de equipamentos não. Eles precisarão de financiamentos, muitos financiamentos para produzir as peças necessárias para a exploração de maneira rápida e eficaz.

A administração dos recursos gerados pela a exploração é outro ponto a ser debatido. Lula quer que os recursos sejam destinados às contas da União, ele quer utilizar os recursos para acabar com a pobreza do país. O governo também tem a intenção de recuperar as ações vendidas à estrangeiros para que os recursos produzidos pela descoberta não fiquem nas mãos de ‘gente de fora’.

Enfim, agora é só esperar e torcer para que dê tudo certo, para que a crise passe logo e para que a descoberta gere muitos recursos úteis aos brasileiros. Eu acredito e confio no Lula, mas ‘o reinado’ dele não durará eternamente. Então o que resta é torcer mesmo.

Nenhum comentário: