
Mas o que mais assusta a Petrobrás não é a necessidade de criar uma tecnologia para a exploração, mas sim a crise econômica. Com a crise dos últimos anos, fica ainda mais difícil de ter uma expectativa concreta sobre o futuro das bacias do pré-sal. E não é porque a Petrobrás anda mal das pernas não. Aliás, ela tem recursos suficientes para sustentar a exploração até o ano 2015. Só que os fornecedores de equipamentos não. Eles precisarão de financiamentos, muitos financiamentos para produzir as peças necessárias para a exploração de maneira rápida e eficaz.
A administração dos recursos gerados pela a exploração é outro ponto a ser debatido. Lula quer que os recursos sejam destinados às contas da União, ele quer utilizar os recursos para acabar com a pobreza do país. O governo também tem a intenção de recuperar as ações vendidas à estrangeiros para que os recursos produzidos pela descoberta não fiquem nas mãos de ‘gente de fora’.
Enfim, agora é só esperar e torcer para que dê tudo certo, para que a crise passe logo e para que a descoberta gere muitos recursos úteis aos brasileiros. Eu acredito e confio no Lula, mas ‘o reinado’ dele não durará eternamente. Então o que resta é torcer mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário