sexta-feira, 14 de março de 2008

Dilma Rousseff - Quem é ela?

Antes de falar sobre política...

Você pode não gostar de “política”. Mas querendo ou não, a sua vida está inserida nela. Tudo o que você faz é política. Tentar se esconder ou se isentar do que acontece em seu país e no mundo é apenas deixar que as coisas permaneçam como sempre foram. Você não pode cobrar aquilo que não sabe. Por isso, tire alguns minutos do seu precioso tempo, e conheça mais sobre o mundo em que vive. Opine, pesquise, conheça mais sobre os fatos de seu país. Seja mais consciente. Seja cidadão.


Conhecendo um pouco mais sobre Dilma
Dilma Vana Rousseff Linhares, atual ministra chefe da Casa Civil, (cargo que ocupou após a saída de José Dirceu, em junho de 2005) é formada em economia pela UFRS, com mestrado em teoria econômica e doutorado em economia monetária e financeira, ambos pela Unicamp. Dilma participou da luta armada na década de 1960 e atuou contra o regime militar da época, participando de organizações clandestinas de esquerda. Foi presa e torturada entre os anos de 1970 e 1973, o que lhe renderá cerca de R$ 20 mil referente a indenização por parte do governo do Rio de Janeiro, como reconhecimento de erro do próprio estado, conforme divulgado no dia 06 de fevereiro, deste ano.

Uma espécie de ‘menina dos olhos’ de Lula

No último dia 07 , Lula em seu discurso no lançamento das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) , na zona norte do Rio de Janeiro, afirmou que “Dilma é uma espécie de mãe do PAC. Ela é a companheira que coordena o PAC. É ela que cuida, que acompanha, que vai cobrar junto com o [ministro] Márcio Fortes [Cidades] se as obras estão andando. O [Luiz Fernando] Pezão [vice-governador e secretário estadual de obras do Rio, responsável pelas obras do PAC nas favelas fluminenses] é grandão, mas ele vai saber o que é ser cobrado pela Dilma" concluiu. Lula, através dessas palavras, deixa claro sua satisfação pela forma com a qual a ministra Dilma trabalha em seu governo.

O lançamento das obras do PAC no Rio, teve cunho eleitoreiro?

Lula nega. Mas muitas são as especulações sobre a provável candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República pelo seu partido, o PT. Para alguns, as palavras proferidas pelo presidente em favor de Dilma é simples questão de “conveniência”.
Em uma matéria feita para a CBN, a repórter Lúcia Hippólito faz afirmações muito subjetivas sobre o que pensa à respeito deste assunto. Segundo Lúcia, não só Dilma, mas também o atual ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, é um dos “candidatos a candidato” para a presidência nas eleições de 2010. Para ela, Lula está fazendo uma espécie de análise para que nos próximos 2 anos de seu governo, possa “transferir” seus eleitores para ao seu sucessor ou sucessora. A repórter diz ainda que “não há dúvida de que o bolsa família é a mais formidável fábrica de votos que já se inventou nesse país” afirma. Ela também faz menção de uma emenda editada em dez/2007 para que jovens entre 15 e 17 anos recebam bolsas do Governo. Segundo Lúcia, esse emenda é uma espécie de tática Ela afirma (mesmo que de forma indireta) que essa emenda foi convenientemente elaborada para que esses jovens (e futuros eleitores) fiquem satisfeitos e possivelmente transformem a “satisfação” em votos para o PT em 2010.



Opinião

Acredito sim que a “publicidade” feita em torno de Dilma, tenha cunho eleitoreiro pois, no Brasil, tudo, tudo é movido por interesses. Sejam eles de cunho político, econômico, religioso, etc.
No final, tudo tende a um só caminho. Mas não podemos negar também que mesmo que a bolsa família seja uma espécie de “fábrica de votos” (como afirmou Lúcia em sua matéria para CBN) ela tem sido fonte de renda para pessoas que antes mal tinham o que comer. Não digo que foi o “plano perfeito”. Há muito ainda por fazer pelo país. Mas para se começar algo, é necessário dar o primeiro passo. E nisso o governo Lula se mostra como exemplo. O PAC, é um grande programa de investimentos jamais visto aqui no Brasil e tem tudo para dar certo. Não creio que seja uma "vacina contra as crises", como afirmou a ministra Dilma. Mas acho sim, que é um bom investimento para o país, principalmente porque ele vislumbra “os brasileiros”, os necessitados de moradia, saneamento, educação, etc. e não a só a elite dominante (como sempre vimos acontecer por essas bandas de cá).
Não passa de obrigação! Isso é fato. Afinal, esse é o papel de todo e qualquer governo. Mas em um país como o nosso, que sofre pela escassez de honestidade, creio eu, não é aconselhável atirar pedras e mais pedras sobre um assunto tão insignificante. Temos sim é que aplaudir as boas ações, para que elas se multipliquem cada vez mais, e se tornem (quem sabe um dia) algo comum em nossa política.

2 comentários:

Ticket Eco-Fashion disse...

Quem é Dilma?
Complicado dizer. Bom acho que ela é a PAC-Mãe mesmo. (desculpa, não resisti a piada) rsrsrsrs. Mas então, é lógico que Dilma é a candidata natural do PT. Não tem ninguém com mais visibilidade no partido. Mas, o único problema dela é a simpatia. Mulher pra ficar no poder tem que cuspir no chão e fumar charuto. O que faz com que ela não seja nem um pouco popular. Então por isso essa história de "mãe do pac". Lula quer dar a ela um pouco mais de carisma, se é que isso é uma coisa que se coloca em alguém como se fosse uma roupa ou um estigma ou coisa parecida. Mais "presidenciavel" que ela seria o Jaques Wagner, governador da Bahia, que derrubou o carlismo, apoiado por lula, e tem uma excelente popularidade no nordeste, mas não agrada muito à cúpula nacional do partido. E Fernando Pimentel, que faz uma gestão muito boa na prefeitura. Ele até foi convocado para assumir a casa civil e consequentemente ser candidato a presidente em 2010, mas negou porque ele sabe que tem chances muito maiores se terminar o madato (como prefeito) e disputar o governo do estado. Sobre a questão da propaganda para que Dilma seja candidata, acho plausível, primeiro porque Lula deve estar desesperado porque ele não tem nenhum candidato natural, e depois porque na política (em todos os sentidos) é assim mesmo "propaganda é a alma do negócio". Desse treco que alguns chamam de vida.

Luana Borges disse...

o comentário acima é meu
=)