segunda-feira, 10 de março de 2008

Paz de um lado... conflito do outro.



Enquanto isso no Brasil...

A paz reina entre Colômbia, Equador e Venezuela. Após as trocas de palavras ásperas e demonstração de descontentamento entre Rafael Correa e Álvaro Uribe, a paz reinou e o conflito da América do Sul foi dado por superado. Com direito até a cantoria de Hugo Chávez.
Mas (para compensar talvez) o “clima” esquenta entre Brasil e Espanha. Uma tal de “lei da reciprocidade” começa a vigorar no Brasil e está sendo aplicada aos turistas espanhóis que chagam por aqui

Espanhóis aqui? Só depois de passar pela “lupa da reciprocidade”:

Brasileiros que foram deportados da Espanha alegam que sofreram maus tratos e que foram vítimas de preconceito. Em época de eleições, o candidato ao cargo de primeiro ministro da Espanha, Mariano Rajoy fez propostas que mostraram no mínimo, um aspecto negativo no que diz respeito a imigrantes em seu país. Segundo ele, em seu governo, seria criado um tipo de “contrato para imigrantes”, em que eles teriam que se comprometer a respeitar os costumes espanhóis e também a pagarem impostos. Já o seu rival e atual primeiro-ministro, Jose Luís Zapatero, chamou as propostas de Rajoy como xenófobas, porém admite que a imigração ilegal é um assunto de fundamental importância para o momento em que a Espanha se encontra.Em contrapartida, o Brasil também tem deportado Espanhóis que aparecem por aqui com situação ilegal. E o presidente Lula diz que tudo que espera é a reciprocidade...


O conflito que (ainda) não é conflito (segundo Tarso Genro):

“Não virou cabo de guerra [o relacionamento entre os dois países]. São relações que tendem a se adaptar. Cada país aplica soberanamente sua legislação. Se for necessário que essa legislação seja olhada com lupa, direitinho, para que se sinta do lado de lá que aqui tem leis, isso será feito” foi o que afirmou o Ministro da Justiça, Tarso Genro em entrevista a repórteres nessa manhã de segunda feira, dia 10. O ministro afirmou também que essa situação tende a chegar no ‘ponto de equilíbrio’ e que não existe nenhuma crise diplomática entre os países.

Opinião:

Porque só agora o país está preocupado com a lei da imigração? Quer dizer que antes, entrar no nosso país com uma situação irregular era “normal”? Ou vai dizer que os espanhóis irregulares só apareceram agora...? Coincidência não?
É triste saber que estávamos de portas abertas para o desconhecido... e que sempre esperamos que algo aconteça para que a "ficha caia". Nesse caso acho q ainda não caiu... é só um jogo de "olho por olho, dente por dente". Quando falo de imigração não falo só de espanhóis, mas de imigrantes ilegais em geral. Penso que quando o Brasil “fizer as pazes” com a Espanha, voltaremos ao “normal” outra vez... Muita coisa é normal por aqui.


Pergunta que não quer se calar: Por que o Lula sempre bate 1 palma quando termina de discursar?



2 comentários:

Vinícius Nunes disse...

Concordo em gênero, número e grau!
Como o Brasil é o paraíso para turistas, e as portas sempre estão abertas... na minha opinião... ainda vai ter que acontecer mais um epsósio para o governo REALMENTE tomar providências!
Obs:na minha humilde e insignificante opinião!hehe!!

Luana Borges disse...

O caso da imigração é patético para nós. Infelizmente, os brasileiros não são muito bem recebidos em países de "primeiro" mundo. Primeiro, por uma questão de segurança, visto que alguns dos terroristas do atentado de 11 de setembro usaram documentos falsificados daqui para entrar nos EUA. Outro motivo, que é lógico pela "supremacia" européia sobre nós. Que vêm desde a época do Brasil colônia. Isso é sabido. O motivo para a resposta tão imediata do governo brasileiro (desta vez) é bem simples pra mim. Quando os pobres são atingidos ninguém fica sabendo, mas, esse não foi o caso. A classe média tanto estava envolvida como chiou. E como prevê a teoria do agendamento (hahahaha), o que é falado pelos meios de comunicação de massa, é falado também pelos governantes e pela população. Isso significa que, provavelmente, o governo deu uma resposta tão significativa pra não deixar o assunto render de mais e, como consequëncia, para não ser taxado de incopetente.

Porque Lula bate uma palma toda vez que acaba um discurso? Deve ser de nervosismo, ou então para "enflamar" o respetavel público.